PARA UMA VIDA NOVA

09 janeiro, 2009

MARGARINA X MANTEIGA

Quais são as diferenças entre margarina e manteiga? Ambas têm a mesma quantidade de calorias. A manteiga tem um pouquinho mais de gordura saturada - 8 gramas contra 5 gramas . - Comer margarina pode aumentar em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres, quando consumida na mesma quantidade que a manteiga, segundo um estudo recente da Universidade de Harvard. -Comer manteiga aumenta a absorção de muitos nutrientes presentes em outros alimentos. A manteiga traz mais benefícios nutricionais, enquanto o pouco que a margarina traz lhe foi adicionado! - A manteiga é muito mais gostosa do que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos. A manteiga existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos. Agora, sobre a margarina:- tem teor altíssimo de ácidos graxos tipo trans;- triplica o risco de doenças coronarianas;- aumenta o nível de colesterol total e o de LDL (o "mau"colesterol); - reduz o nível de colesterol HDL (o "bom" colesterol);- aumenta, em cinco vezes, o risco de câncer;- reduz a qualidade do leite materno;- deprime a resposta imunológica;- reduz a reação insulínica... E o fato mais perturbador: a diferença entre o plástico e a margarina é de UMA MOLÉCULA. Basta saber disso para evitar, por toda a vida, a margarina e tudo o que for hidrogenado (isto significa que acrescentaram hidrogênio, mudando a estrutura molecular da substância). Você pode experimentar por si mesmo. Compre uma embalagem de margarina e deixe-a aberta em sua garagem ou algum lugar sombreado. Em poucos dias, você vai notar duas coisas: - nenhuma mosca (nem aquelas terríveis mosquinhasdas frutas) vai chegar perto dela (isso deveria lhe dizer alguma coisa); - não vai apodrecer, nem ficar com cheiro esquisito. Como não tem nenhum valor nutritivo, nada crescerá nela, nem mesmo aqueles microrganismos minúsculos encontrarão ali um lar para viver. Por quê? Porque é quase plástico. E você derreteria seus potes de plástico para passar no seu pão?
Texto do Dr. José Geraldo Ferreira Gonçalves, do Instituto dePatologia Clínica Hermes Pardini www.hermespardini.com.br Informe-se mais sobre este assunto acessando os sites:http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/alimentos/margarina_manteiga.asp~http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI268036-EI1502,00.htmlhttp://www.vegetarianismo.com.br/artigos-revistas/farsa-da-margarina.html.

7 comentários:

João Soares disse...

Ah, que beleza o grafismo que a Tânia escolheu para o meu blogue.
Sim, de vez em quando consulto os meus visitantes, pois como deve compreender são muitos.
Um beijinho

Anônimo disse...

Eca...
Deve ser por isso que eu sempre preferi manteiga... =S

Rosalia Lerner disse...

Tô gostando da nova morada, vou sempre dar um pulinho,além é óbvio de acompanhar,minha cara realinhada U.
Beijos
Estou de volta, logo logo vou postar uma fala da minh'alma.

Serra do Mar disse...

Pra se reconhecer o poder que a mídia tem ao influenciar hábitos alimentares, omitindo partes de informações e deturpando-as, já que vende a margarina como produto saudável. E não é só a margarina ...

:.tossan® disse...

Nenhuma nem outra. Todas as manhãs eu passo no pão torrado uma pasta, mistura que faço em casa:
Iogurte desnatado, ricota, um toque de azeite português verde, apenas um pouquinho de sal e use uma colher para mexer. Está feita a receita sem as calorias da manteiga e os venenos da margarina. Quando acostumar não vai querer outra coisa. Espero que goste. Beijo

Dona Sra. Urtigão disse...

João
beleza mesmo é o teu trabalho em prol da sobrevivência, do respeito ou da inteligência, que deveria ser marca do humano.

André
bem-vindo e volte outras vezes...

Rosalia, amiga
bom sua presença aqui. Não se trata de realinhamento, apenas um pouco mais de exposição de quem sou/fui/acredito
Abraço.

Serra do Mar
bom demais voce participando. Falta agora postar, quem sabe principios básicos de sua arte? (De todas, que ao final vêm a ser uma, Promoção do bem viver para a humanidade.)
Com admiração,um grande abraço.

Tossan
(é Fernando, né)
essa receitinha eu não conhecia. Na verdade não costumo usar nem manteiga nem margarina, essa mesma é que nunca. Primeiro porque ADORO pão, qualquer tipo, desde que bem feito e sem aditivos e em segundo, quando o pão não está dos melhores, uso alguns outros produtos como tahyne, pastas de tofu com ervas, queijos, que tambem adoro. E JÁ EXPERIMENTEI SUA RECEITA E AMEI !

Anônimo disse...

Na realidade todo mundo tem medo de ser feliz... comer é um ato de socialização e de comfraternização
Infelizmente estamos comendo por pura automatização e a 'feioza' da margarina vem junto na bandeja...

adoro sentir o cheirinho de manteiga...