PARA UMA VIDA NOVA

23 março, 2009

Re-comentário

Ao deparar-me com um post no blog da Conceição Duarte com criticas pertinentes ao sistema de saude ( ou doença) justas, mas incompletas, acabei me extendendo no comentário que resolvi copiar aqui.
***

Concordo que a "saude" está caótica e concordo com a culpa atribuida aos maus profissionais e aos gestores negligentes. Mas não devemos esquecer da culpa dos usuários do sistema, primeiro por pretenderem que saude seja uma dádiva e não responsabilidade de cada um. Assim, por exemplo, o hipertenso se entope de churrasco salgado aos domingos e quer um milagre tecnológico na segunda feira. Ninguem assume a responsabilidade pela propria saude, com alimentação equilibrada e saudável, com pratica regular de exercícios benéficos, por aí. Pretendem que alguem, de quem esperam dons divinos de cura o resgate de suas más atitudes para consigo proprio. Mas nem deus, se é que existe, salva quem não quer ser salvo. A saúde publica, ou saude coletiva deveria ser aquela parte que se preocupasse com doenças coletivas, as infecto contagiosas, mas vê seus recursos exauridos cuidando de quem "se estraga" , e segue procurando serviços de saude, publicos ou da saude suplementar,e quer um batelão de exames onde não seria necessário, por exemplo, fazendo com que o profissional vá se esquecendo do exame fisico, pois o paciente não acredita nele, exame e profissional, quer testes tecnológicos. Não aceita uma ausculta, mas quer uma "chapa', uma tomografia e até uma ressonância magnetica, que deveriam ser recursos para casos onde haja duvida e não rotina. A saude está um caos, sim, mas a culpa é da educação.Da nossa. Não queremos aprender a ter disciplina, a aceitar limites, a ter cuidado. Não queremos saúde, queremos ter a quem culpar quando jogamos fora a nossa.


PS: o conceito de REcomentario vem do Armando Maynard e seu blog de recomentarios, excelente ideia, que só não copio por ter vergonha de plagiar.

3 comentários:

O Árabe disse...

Bem colocado, amiga: a culpa é da (falta de) educação. Que, aliás, é a pior das nossas mazelas, atualmente mascaradas pelo Bolsa Escola, Bolsa Família, Bolsa Gás... e outras invenções semelhantes.

:.tossan® disse...

Onde é que eu assino? Concodo mesmo. Beijo

ARMANDO MAYNARD disse...

Prezada Urtigão, obrigado pelo "PS". Um abraço e muita saúde, Armando.