PARA UMA VIDA NOVA

04 fevereiro, 2010

"A REDENÇÃO DAS BROMÉLIAS"

Notícias da Fiocruz
Informe Ensp


Bromélias não são focos perigosos para desenvolver vetores da dengue

ENSP, publicada em 04/02/2010

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), ambos unidades da Fiocruz, e do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro concluíram que as plantas popularmente conhecidas como bromélias não são micro-hábitats importantes para o desenvolvimento de mosquitos das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus, dois dos principais vetores da dengue no Brasil. Para o estudo, foram capturados aproximadamente 3 mil espécimes de mosquitos, encontrados em 120 bromélias pertencentes a dez diferentes espécies da planta no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O espaço fica a menos de 200 metros de moradias do bairro da Gávea, área endêmica da doença no Estado do Rio de Janeiro.

"Bromélias são plantas ornamentais populares e comumente usadas em jardins públicos e privados. A abundância desse tipo de planta onde a dengue é endêmica tem sido construída para representar uma ameaça para o controle da dengue", comentam os pesquisadores em artigo publicado na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz. "Os resultados da coleta demonstraram que as espécies nativas de mosquitos Culex e Wyeomuia são os culicideos mais abundantes e o Ae. aegypti e Ae. albopictus são raramente encontrados nessas plantas, que não devem assim ser consideradas um problema para o controle da dengue".

As bromélias verificadas foram expostas a chuvas e não foram tratadas com nenhum tipo de inseticida durante a pesquisa e nem nos dez meses anteriores a ela. Do total de mosquitos capturados, 77,2% eram do gênero Culex e 21,4% do Wyeomuia. Somente duas larvas de Ae. aegypti (0,07% do total de mosquitos) e cinco de Ae. albopictus foram coletadas (0,18%), o que sugere não serem essas duas espécies bons competidores em relação aos outros mosquitos habitantes naturais de bromélias ou que as fêmeas dessas espécies preferem não depositar seus ovos nesses locais. Os pesquisadores ainda alertam que, por contraste, formas imaturas de Ae. aegypti foram encontradas recipientes artificiais 5% das casas da vizinhança.

"Nossa hipótese é que as espécies de Ae. aegypti encontradas ocasionalmente em bromélias podem estar correlacionadas a altos níveis de infestação na área, sendo, assim, resultado de uma competição acirrada por habitats de oviposição", afirmam os pesquisadores. "De qualquer forma, é necessário investigar a fauna de mosquitos encontrada em bromélias mantidas em ambientes domésticos (casas e quintais) devido ao fato de essas plantas serem populares em áreas consideradas endêmicas para dengue".

Foto: Agência Fiocruz de Notícias

7 comentários:

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Boa tarde.
Obrigada pela visita e por suas palavras tão carinhosas para com o meu trabalho.
Eu gosto muito de planta, adoro as bromélias,mas temos que estar atentos a esta problemática.
Volte sempre que quiser, FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... terá sempre uma história para contar. Esses dias estou postando sobre os orixás, a padido de algumas pessoas.
Um forte abraço,
saudações Florestais !

Cadinho RoCo disse...

Se tratamos com carinho das plantas que estão sob nossos cuidados, toda ameaça poderá ser devidamente evitada ou exterminada.
Cadinho RoCo

Lumenamena disse...

Olá,

Tenho uma surpresa para você no meu novo blog:
http//lumynart.blogspot.com/.

Passe por lá para o ir buscar.

Abraços,
LUmeNA

São disse...

Foi bom saber um pouco mais.

Boa semana.

Vanuza Pantaleão disse...

Amiga querida!
Que saudade!
As bromélias, sempre as tive por perto de mim e só me trouxeram paz e alegria para a alma.
A questão da dengue é mais profunda e envolve aqueles probleminhas da saúde pública. Lembra daquela velha história se o mosquito era municipal ou federal? Rsrs. Pois é, é por aí.
Final de semana bem verdinho, que é a cor que cura, pra você e sua família!!!Bjssss

Vanuza Pantaleão disse...

O que se pode querer numa situação daquelas, não é mesmo, minha amiga?

JUSTIÇA

Ela será feita?

Flores no seu coração!
Gosto daqui e de ti!!!Bjsss

Adriana Roos disse...

Puxa até que enfim fizeram uma boa pesquisa a este respeito!
Amo as bromélias !