PARA UMA VIDA NOVA

29 dezembro, 2009

Elevação da temperatura deverá ser maior ameaça à saúde no século XXI

ENSP na Imprensa/Informe Ensp

Elevação da temperatura deverá ser maior ameaça à saúde no século XXI

ENSP, publicada em 17/12/2009

A edição de terça-feira (16/12) do jornal Gazeta do Povo publicou reportagem sobre o aumento da temperatura no planeta, que de acordo com pesquisas será a maior ameaça à saúde humana no século XXI. A reportagem cita que a elevação da temperatura acelera os ciclos reprodutivos de parasitas e insetos vetores, como os mosquitos, facilitando, assim, a sua disseminação, de acordo com Ulisses Confalonieri, pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

A reportagem aborda ainda um estudo apresentado pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15), na Dinamarca, revelando que a década atual foi até agora a mais quente já registrada. Segundo o secretário-geral da OMM, Michel Jarrud, o planeta está sofrendo um rápido aquecimento desde a década de 1970 e o aumento de temperatura acentuou-se nos últimos anos. Se nada for feito para diminuir as emissões de gás carbônico na atmosfera, o aumento da temperatura da Terra será inevitável e várias pesquisas têm revelado que o calor será uma das maiores ameaças à saúde humana no século XXI.

Confira a íntegra da reportagem aqui

3 comentários:

Denise Bomfim disse...

Assalamu Aleikum, parabéns pelo belo Blog!
E um mágico 2010!
Se puder, visite o meu Blog idem.

tossan disse...

Mas não adianta, esse aviso já foi dado antes, o homem representado pelos países ricos não tomam conhecimento em nome do próprio faturamento e do imediatismo. Beijo

São disse...

Em primeiro lugar quero deixar claro que concordo com os cuidados a ter com o ambiente, mas também não esqueço que a Terra já teve uma Idade do gelo - que acabou por se liquidificar sem auxílio da poluição.

Boa semana.