PARA UMA VIDA NOVA

29 dezembro, 2009

Elevação da temperatura deverá ser maior ameaça à saúde no século XXI

ENSP na Imprensa/Informe Ensp

Elevação da temperatura deverá ser maior ameaça à saúde no século XXI

ENSP, publicada em 17/12/2009

A edição de terça-feira (16/12) do jornal Gazeta do Povo publicou reportagem sobre o aumento da temperatura no planeta, que de acordo com pesquisas será a maior ameaça à saúde humana no século XXI. A reportagem cita que a elevação da temperatura acelera os ciclos reprodutivos de parasitas e insetos vetores, como os mosquitos, facilitando, assim, a sua disseminação, de acordo com Ulisses Confalonieri, pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

A reportagem aborda ainda um estudo apresentado pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15), na Dinamarca, revelando que a década atual foi até agora a mais quente já registrada. Segundo o secretário-geral da OMM, Michel Jarrud, o planeta está sofrendo um rápido aquecimento desde a década de 1970 e o aumento de temperatura acentuou-se nos últimos anos. Se nada for feito para diminuir as emissões de gás carbônico na atmosfera, o aumento da temperatura da Terra será inevitável e várias pesquisas têm revelado que o calor será uma das maiores ameaças à saúde humana no século XXI.

Confira a íntegra da reportagem aqui

EVENTO:

20ª Conferência Mundial da IUHPE de Promoção da Saúde

O evento tratará do tema: 'Saúde, Eqüidade e Desenolvimento Sustentável'.

Instituição: Promotion Santé Suisse - União Internacional para a Promoção da Saúde e da Educação (IUHPE, do inglês)

Local: Genebra - Suíça

Período: 11/07/2010 a 15/07/2010

Informações: A Conferência trabalhará a possibilidade de soluções para questões fundamentais como: a saúde sustentável e o meio ambiente, o desenvolvimento eqüitativo e sustentável da saúde e a atuação de parcerias locais e mundiais de fortalecimento nas ações de desenvolvimento sustentável. Estarão presentes no evento especialistas e partes interessadas de todo mundo.



Link: Clique e saiba mais!